Proposta

A perda auditiva está entre as deficiências mais frequentes que afetam a qualidade de vida, principalmente dos idosos. Em março de 2018 a Organização Mundial da Saúde declarou que há em torno de 466 milhões de indivíduos no mundo com perda auditiva, sendo que desses 432 milhões são adultos.

Uma das alternativas mais utilizadas atualmente para reabilitar a perda auditiva é o uso de aparelhos auditivos.

O período inicial de adaptação nem sempre é fácil. Exige certo conhecimento do paciente sobre os aparelhos auditivos e compreensão sobre a dificuldade para ouvir e entender.

O objetivo deste serviço é fornecer informações e material de orientação baseados em evidências cientificas para você poder usufruir do seu aparelho auditivo da melhor maneira possível. Aqui você encontrará vídeos e textos que te ensinam como cuidar, limpar, trocar a pilha do aparelho e como conectar com celular. Há também um questionário para a auto avaliação do benefício e satisfação em relação aos aparelhos auditivos que você está usando.

Acompanhar e monitorar o desempenho do usuário é fundamental para garantir o sucesso do processo de reabilitação auditiva. Um paciente satisfeito não deixará de fazer uso dos aparelhos auditivos.

Todo o material foi desenvolvido a partir de estudos científicos dentro de um projeto de Mestrado em Saúde da Comunicação Humana na Faculdade de Ciências da Santa Casa de São Paulo

Entre em contato
Dra. Andrea Soares

Dra. Andrea Soares, formada pela Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em 2000, especializou-se em Audiologia Clínica Infantil pela Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Angelina Nardi de Souza Martinez, em 2002. Na mesma instituição e período, também realizou o curso de especialização em Audiologia Educacional Infantil.

Dois anos mais tarde, formou-se no curso de Estudos Avançados em Amplificação, no Centro de Estudos de Distúrbios da Audição (CEDIAU).

Desde 2011 participa anualmente da Academia Americana de Audiologia, nos Estados Unidos, buscando aprimorar o conhecimento na área de audiologia e adaptação de prótese auditiva.

Realizou em 2015 treinamento em Terapia para tratamento de Zumbido com Pawel Jastreboff em São Paulo.

Com essa formação, volta sua prática clínica para atender adultos e idosos para avaliar e reabilitar a audição.

Sua trajetória clínica é acompanhada de cursos de atualização constantes, participação em congressos internacionais anualmente para que possa atender o paciente com diferencial, trazendo o que há de melhor das pesquisas científicas no âmbito de avaliação e reabilitação da perda auditiva para dentro do consultório.

Suas consultas e acompanhamentos clínicos são individualizados, permitindo que o paciente esclareça suas dúvidas e expresse suas expectativas no decorrer do tratamento. O que é fundamental no tratamento de zumbido e na escolha da prótese auditiva a ser adaptada.

Pensando nesse modelo personalizado de atendimento ao paciente, ingressou em 2018 no Mestrado em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Medicas Santa Casa de São Paulo para desenvolver um projeto de orientação ao usuário de próteses auditivas.