O que é a audiometria?
A audiometria é um exame realizado por fonoaudiólogos, que tem por objetivo avaliar o mínimo que o paciente escuta.

Dividido em 2 partes, esse exame pode identificar a presença de perda auditiva e orientar médicos e fonoaudiólogos quanto aos processos de intervenção.

Na audiometria vocal podemos avaliar o desempenho do paciente para reconhecer sons da fala, em ambiente controlado, ou seja, em condições ideais.

Pode ser usada também como parâmetro para acompanhamento qualitativo da audição do paciente.

Na audiometria tonal podemos saber se o paciente ouve a mesma quantidade nas duas orelhas, se escuta melhor sons graves (grossos) ou agudos (finos) e dessa forma planejar a adaptação do aparelho auditivo, quando houver indicação.

Entenda o audiograma e os graus de perda auditiva

banana da fala audiometria

A faixa cinza, no gráfico, chamamos de banana da fala. Nesta faixa encontramos os sons da fala distribuídos por frequência e intensidade na língua portuguesa. É nesta faixa que a voz humana é escutada.

Podemos encontrar perda auditiva de grau leve, moderado, severo ou profundo. No entanto, é importante saber que não só o grau da perda interfere na compreensão de fala, mas também a configuração da curva audiométrica.

É muito comum pacientes apresentarem audição normal ou perda leve em frequências baixas e perda maior em frequências altas. Casos como este faz o paciente sentir que escuta, mas não entende.

Por isso sempre é importante realizar uma audiometria com um fonoaudiólogo para que possa esclarecer como está sua audição.